Atividades do 1º dia de estágio

Olá Amigos!


Aqui estou eu novamente pra contar sobre o estágio, dessa vez para  falar sobre as Atividades.
A professora está trabalhando com as crianças sobre folclore, e quando cheguei na sala de aula ela estava falando sobre Lendas.
Foi lida a história da Iara e a professora dialogou com os alunos fazendo a identificação e contagem das letras do nome da lenda que foi lida: I-A-RA, ela escreveu no quadro negro e perguntou qual era a primeira letra. E comparou, "I" de índio, de igreja...
Um dos alunos disse que o irmão dele tem o nome que começa com a letra "R" (não me lembro agora o nome). Outra menina disse que era "I" de "iscova". A tia Bete escreveu  "Escova" no quadro, apontou as letras e perguntou se era igual.
Ela contou as letras junto com as crianças em voz alta, escreveu onúmero 4 no quadro. As crianças fizeram o 4 nas mãos, quatro dedinhos rsrs Algumas crianças disseram que tem 4 anos.
As crianças gostaram muito da história, fizeram perguntas  e pediram pra olhar o livrinho, que passou de mão em mão. E eu só na obsevação rsrs
Depois teve outra atividade de contagem com pedrinhas, as crianças tinham que separar cinco pedrinhas do monte. A Tia Bete foi de mesa em mesa verificar se a contagem estava correta, e eu também ajudei. Também teve uma atividade de contagem no caderno.
Em fim, hora do almoço!
Todos pro refeitório, a maioria almoça, alguns poucos não participam.
A maior parte das crianças são de  condições econômicas baixa, percebi que a rotina dos trabalhos desenvolvidos pela professora são bem fragmentados por causa das paradas para o almoço e lanche.


É mais ou menos assim:


13  horas - Entrada
14  horas - Almoço
15:30 - Lanche
16:50 - Saída


Depois do almoço as crianças engatinharam no chão do pátio, a professora disse que elas deveriam brincar na grama, mas o portão que dá acesso à rua estava aberto, então foram todos pra sala de aula.
Confesso que fiquei um pouco chocada por eles ficarem se esfregando no chão sujo onde todo mundo pisa. Eu sempre me coloco na situação vivenciando o fato. Eu não gostaria que minhas filhas se esfregassem no chão sujo! Mas depois fiquei pensando, qual outra opção as crianças teriam para estravazar toda sua energia, já que a escola não tinha parquinho nem outro ambiente destinado a EI que não fosse a sala de aula?
Isso eu achei muito triste...


Hoje vou parar por aqui ok?


Um beijo e  até breve!


Flávia





1º Dia de Estágio - Reconhecendo o Espaço da Sala de Aula

Oi Pessoal!
Eu já falei pra vocês como foi minha chegada na turma de E I , como me apresentei e como foram as primeiras impressões. Durante este primeiro dia procurei observar, além do comportamento dos alunos e da professora, com o ritmo e rotina de suas aulas, o espaço da sala de aula. cadeiras, mesas, armários, murais, brinquedos e etc.




Mural das Regras de Convivência










Mural dos hábitos de higiene


A tia Elisabete disse que por causa do recesso da gripe A, muitas coisas que haviam sido ensinadas aos alunos sobre compartilhar objetos teve de ser alterada. Quando fomos ao refeitório para a hora do almoço, reparei nas paredes cartazes com recomendações para H1N1. Embora os pequenos de 4 anos não saibam ler ainda, as figuras espalhadas pela escola + as explicações da tia Elisabete ajudam a prevenir contra esse mal.

Mural exposto no refeitório



Outro mural do refeitório

A sala é bem organizada na disposição dos materiais, brinquedos e etc. A única observação feita pela tia Elisabete é que, pela quantidade de crianças, o espaço da sala  de aula devia ser maior para acomodar melhor os pequenos, além de uma cobertura melhor para a janela que recebe a luz intensa do sol aumentando a temperatura da sala de aula. Esta última causa muito desconforto para todos nos  dias mais quentes.
Mais fotos! rsrs!


Cantinho dos brinquedos



O cantinho da leitura tá vazio assim 
porque as crianças estavam com os livrinhos 
no momento que bati esta foto






Já no primeiro dia gravei o nome de alguns dessa lista, claro que, os mais comunicativos ou bagunceiros rsrs
São eles: Harley, Micael, Ryan, Ana Clara, Kamilly, Geyciane.

Finalizo este post dizendo a vocês que, para muitos que estão entrando aqui pela primeira vez, pode parecer tão comum tudo que estou mostrando, mas para mim está sendo muito especial. Estou amando! Não estou trazendo nada  de novidade, mas minha própria experiência nesse mundo tão novo pra mim.

Espero que gostem! rsrs!


Beijos e até o próximo post!

Flávia

Estágio em Educação Infantil

Entrada da Escola
 
Pensar em estágio é pensar em prática. Durante dois períodos fizemos várias leituras sobre a Educação Infantil nas disciplinas EI-1 e EI-2. Já estava mais  do que na hora de passarmos a prática e vivência  desala de aula. Confesso que estava anciosa pra saber como é estar participando do cotidiano infantil. Gera expectativa, gera medo (rsrs)...
Na sexta-feira passada fui até à Escola Municipal próxima a minha residência saber se lá eu poderia fazer o estágio na educação infantil, pegar o nome exato da escola para preencher as fichas que recebi na tutoria presencial.
Na segunda-feira voltei a escola com a carta de apresentação, eu até já poderia  começar o estágio naquele dia, mas eu  tive outros compromissos e tive que adiar para quarta-feira (hoje). Ansiedade aumentando...
Hoje, quarta-feira, o grande dia!
Lá fui eu com minha apostila de estágio + planilha + papel e caneta para anotações.
Optei pelo horário da tarde que fica melhor para mim, já que eu, mãe de três lindas meninas, só posso sair depois que coloco as minhas fofinhas  pra escola.
Bom, vivo sempre bem agitada, mas depois que entrei na sala de aula esqueci  do mundo lá fora. Fui apresentada a professora, as crianças e também me apresentei. Esbocei logo um sorriso para todos  eles, afinal eu estava muito feliz de  estar ali. Aliás sempre me sinto bem próxima as crianças, tive muita facilidade  em me comunicar com elas já no primeiro dia, acho que elas gostaram de mim e me  aprovaram. Isso já é um bom sinal!rsrs!

Acompanhei todas as atividades junto com a professora, fiquei um pouco preocupada em atrapalhar, mas aos poucos fui me soltando e ajudando nas atividades. Fiz bastante anotações, afinal foi o primeiro dia, eu queria olhar tudo, anotar tudo e até tirei algumas fotos dos espaços para colocar no meu arquivo pessoal.
Ao final deste dia ganhei um elogio da Tia Elisabete, que disse que gostou muito de mim pois eu a ajudei espontaneamente nas atividades com os alunos. (EBA!!!!RSRS)
Ela disse que geralmente as estagiarias que ela recebe, geralmente do ensino médio (normal), não estão nem ai pro estágio. 
Eu até comentei com ela que, amanhã elas podem até se arrependerem de não terem levado a sério e ter perdido  a oportunidade de aprendizado.

Que bom que ela gostou de mim...

Eu vou falar sobre as atividades que observei aqui em breve, aguardem.

Agora tenho que sair pra registrar a planilha de estágio e também pra descansar pois estou um caco rsrs!
Até o próximo post!

Flávia

Apresentação

Olá!
Primeiramente gostaria de dar as boas vindas as pessoas que resolveram passar por aqui e conhecer este novo espaço que estou pretendendo construir.
Na verdade neste momento eu nem deveria estar criando mais um blog devido aos tantos compromissos que estou  tendo ultimamente, mas percebi a necessidade de colocar mais um pedacinho da minha vida na net. 
Essa experiência que começou na minha vida quando comecei em 2008 o curso de Licenciatura em Pedagogia e que tem me acrescentado tantas experiências  maravilhosas não poderia ficar só comigo em minha memória. Mesmo porque a memória do ser humano é tão volátil às vezes. Tem coisas que  lembramos mais e outras simplesmente ficam no passado, e o passado como sabemos não volta mais. Achei que a  idéia deste blog me ajudaria a registrar minhas experiências como "aspirante a pedagoga" e não somente isso, mas através de uma interação, com as pessoas que resolverem também estar por aqui, e fazer uma troca de saberes.
Espero sinceramente contar com a participação de  vocês comentando as postagens do blog.
Um cordial abraço!
Flávia


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook