Atividades do 1º dia de estágio

Olá Amigos!


Aqui estou eu novamente pra contar sobre o estágio, dessa vez para  falar sobre as Atividades.
A professora está trabalhando com as crianças sobre folclore, e quando cheguei na sala de aula ela estava falando sobre Lendas.
Foi lida a história da Iara e a professora dialogou com os alunos fazendo a identificação e contagem das letras do nome da lenda que foi lida: I-A-RA, ela escreveu no quadro negro e perguntou qual era a primeira letra. E comparou, "I" de índio, de igreja...
Um dos alunos disse que o irmão dele tem o nome que começa com a letra "R" (não me lembro agora o nome). Outra menina disse que era "I" de "iscova". A tia Bete escreveu  "Escova" no quadro, apontou as letras e perguntou se era igual.
Ela contou as letras junto com as crianças em voz alta, escreveu onúmero 4 no quadro. As crianças fizeram o 4 nas mãos, quatro dedinhos rsrs Algumas crianças disseram que tem 4 anos.
As crianças gostaram muito da história, fizeram perguntas  e pediram pra olhar o livrinho, que passou de mão em mão. E eu só na obsevação rsrs
Depois teve outra atividade de contagem com pedrinhas, as crianças tinham que separar cinco pedrinhas do monte. A Tia Bete foi de mesa em mesa verificar se a contagem estava correta, e eu também ajudei. Também teve uma atividade de contagem no caderno.
Em fim, hora do almoço!
Todos pro refeitório, a maioria almoça, alguns poucos não participam.
A maior parte das crianças são de  condições econômicas baixa, percebi que a rotina dos trabalhos desenvolvidos pela professora são bem fragmentados por causa das paradas para o almoço e lanche.


É mais ou menos assim:


13  horas - Entrada
14  horas - Almoço
15:30 - Lanche
16:50 - Saída


Depois do almoço as crianças engatinharam no chão do pátio, a professora disse que elas deveriam brincar na grama, mas o portão que dá acesso à rua estava aberto, então foram todos pra sala de aula.
Confesso que fiquei um pouco chocada por eles ficarem se esfregando no chão sujo onde todo mundo pisa. Eu sempre me coloco na situação vivenciando o fato. Eu não gostaria que minhas filhas se esfregassem no chão sujo! Mas depois fiquei pensando, qual outra opção as crianças teriam para estravazar toda sua energia, já que a escola não tinha parquinho nem outro ambiente destinado a EI que não fosse a sala de aula?
Isso eu achei muito triste...


Hoje vou parar por aqui ok?


Um beijo e  até breve!


Flávia





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook