No dia 20/10 realizei a 1ª docência compartilhada que faz parte do estágio em educação infantil do curso de pedagogia. Eu teria que confeccionar um plano de aula com base em minhas observações durante o estágio e que estivesse de acordo com o plano de curso da educação infantil. A professora Elisabete acompanhou e avaliou a minha docência, atribuindo nota a realização.
O tema escolhido para a aula foi: Blocos Lógicos - Figuras Geométricas e Manipulação do Material Concreto.O tema figuras gemoétricas constava do plano de curso, então aproveitei para elaborar uma aula que, além de trabalhar o tema, também contemplasse a ludicidade, criatividade entre outros.
A pesquisa foi fundamental para que eu realizasse essa docência, e também busquei informações com a minha tutora de matemática e aproveitei a minha participação no seminário 3, uma das disciplinas do meu curso de pedagogia.
É claro que eu não pude deixar de registrar tudo com minha máquina fotográfica digital, que aliás as crianças adoram!
Vou colocar aqui para vocês algumas fotos e a descrição das atividades. Espero que gostem!
As crianças farão a manipulação dos blocos lógicos livremente para reconhecimento do material concreto, enquanto o professor observa sem fazer interferências.
Figuras no centro da mesa:
Por cor: Todas as azuis no centro da mesa
Todas as amarelas no centro da mesa ...
Por tamanho: Todas as grandes no centro da mesa
Todas as pequenas no centro da mesa
Por forma: Todos os círculos no centro da mesa
Todos os quadrados no centro da mesa...
Por espessura: Todos os grossos no centro da mesa
Todos os finos no centro da mesa.
* Pra atividade ficar mais divertida, afinal são 30 aluninhos, levei tampinhas de garrafa para complementar a atividade de identificação das cores :-)
Teve uma das atividades que não foi registrada por fotos, pois ficamos tão envolvidas (eu, tia Bete e as crianças) que esquecemos de registrar com fotos, uma pena! Essa atividade foi a do "Salta Poças" que eu extrai de uma apostila e adaptei com uma história que eu mesma criei.
As crianças ficaram encantadas, pois queriam ser princesas e principes da história e pegar uma estrelinha. Segue abaixo a descrição desta atividade:
Salta Poças
Primeiro será contada uma história: Era uma vez um feiticeiro, ele era muito mau. Ele havia roubado todas as estrelas do céu e colocado em uma caixa. Ele atravessou a “Floresta Colorida” e colocou a caixa com as estrelas no “vale do mal”.
Quando ele passou pela floresta deixou várias “poças”(blocos geométricos espalhados) no chão. Para quebrar o feitiço e trazer as estrelas de volta, uma princesa ou um príncipe de coragem deve atravessar a floresta saltando as poças e falando as palavras mágicas “amarelo”, “azul”, “vermelho” que são as cores das poças.O príncipe ou a princesa deverá abrir a caixa e pegar uma estrela e voltar.
Estas estrelinhas foram confeccionadas em papel cartão e papel laminado.
Uma trabalheira, trinta estrelinhas, mas valeu a pena rsrs!
Dominó com Blocos Lógicos
Pelo menos 1 atributo semelhante: cor, forma, espessura, tamanho
1ª rodada
Na primeira rodada demos uma colher de chá, uma ajudinha pra eles com algumas pistas
Na 2ª rodada ficamos impressionadas, eles foram um a um colocando as peças com grande autonomia. Muito Legal!
Atividade de criação de desenhos com formas geométricas de cartolina
Houve também outras atividades que não fotografei, mas que vou deixar aqui para quem desejar utilizar com a sua turma.
A história do pirata
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz:"Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão.
SEU MESTRE CHAMOU
As crianças devem sentar-se em círculo. A professora distribui uma peça para cada criança e fica no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o centro os que tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm para o centro os que tiverem quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar sentados no centro, até o começo de uma nova rodada”.
Os objetivos do meu plano de aula foram:
• Conhecer fisicamente o material concreto blocos lógicos pela livre manipulação;
• Propiciar a observação das figuras geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
• Identificar os dos atributos de cada peça do material concreto( cor, tamanho, forma, espessura);
• Introduzir operações lógicas como classificação e ordenação;
• Propiciar a interação entre os alunos, o trabalho em grupo, a comunicação, a criatividade e a ludicidade.
A tia Bete me disse que adorou a aula e que vai dar continuidade com as crianças. E eu fiquei super feliz de, além de participar do aprendizado delas, aprender com elas.
Espero que tenham gostado da postagem!
Bjos!
Flávia