Crianças moem giz e brincam de traficante em escola de Sapucaia do Sul (RS)

Crianças da quarta série de uma escola pública de Sapucaia do Sul (região metropolitana de Porto Alegre) usaram pó de giz para fingir serem traficantes e consumidores de cocaína durante brincadeira no recreio.
A brincadeira, que provocou apreensão no setor de educação da cidade, consistia em simular a venda de drogas em sala de aula e foi descoberta na semana passada por uma professora.
No lugar da droga, saquinhos plásticos eram enchidos com pó de giz. Os quatro alunos, com idade entre nove e dez anos, que participavam da brincadeira foram encaminhados à orientação pedagógica.
"As crianças não medem as consequências. Conversamos com eles sobre o significado do que estavam fazendo, se era aquilo que queriam da vida. Eles se surpreenderam", contou Inacira Lopes, diretora da escola Getúlio Vargas.
Segundo ela, a escola participa do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Brigada Militar do Estado, em que policiais desenvolvem ações de prevenção com os estudantes.
Com cerca de 700 alunos, a escola fica em uma região pobre e de ocupações irregulares.
As cerca de 5.000 pessoas que vivem no local não têm acesso a serviços básicos e, segundo a Brigada Militar, há trafico de drogas nos bairros próximos à escola.

A diretora disse não ver relação direta entre as condições sociais da região e o episódio. "Não é porque as pessoas são pobres que serão violentas. Essa cultura de violência é incentivada em filmes e em jogos de videogame."
Discussão
A simulação de tráfico pelas crianças vai ser discutida nas demais escolas da cidade, que participarão em novembro de uma conferência municipal de prevenção ao uso de drogas.
"É um episódio que, apesar de isolado, faz parte de um contexto maior, que é o do vício em drogas", disse o secretário municipal da Educação, Adílpio Zandonai. Segundo ele, o episódio é um alerta para reforçar ações de segurança preventiva.
Com 123 mil habitantes, Sapucaia do Sul é um dos municípios mais violentos do Estado. A taxa de homicídios da cidade em 2008 (19,6 mortes por 100 mil habitantes) superou a média estadual (16,4). O município ocupa neste ano a 12ª colocação no número de homicídios entre as 496 cidades gaúchas, com 24 casos --mesmo número de todo o ano de 2008.
Segundo Zandonai, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania), do Ministério da Justiça, disponibilizou R$ 140 mil para realização de oficinas de música, arte e esporte na cidade. 

Fonte: Folha online

2 comentários:

Elis 27 de outubro de 2009 às 10:09  

Olá querida!

Vi seu recadinho perguntando sobre os selinhos , na verdade os selinhos são oferecidos espontaneamente por blogueiros que gostam de seu blog .
Eu lhe ofereço o selo das Blogueiras do bem , pois teu blog é dedicado a educação e merece esse selinho , também vou colocá-la na lista que encontra-se em meu blog , espero que goste.
Já me tornei seguidora e vou linkar teu blog na minha lista de blogs amigos.
Um abraço
Elis

Elis 27 de outubro de 2009 às 10:09  

esqueci de deixar o link para que possa buscar teu selinho
o link é:
http://ferramentapedagogica.blogspot.com/2008/12/blogueiras-do-bem.html

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook