III Seminário de Mídias e Educação do Colégio Pedro II - Eu fui!


Olá Pessoal!


Quando o Professor Sergio me passou a informação por e-mail sobre o seminário, não pensei duas vezes em aceitar. A informática sempre me encantou, e está se tornando ferramenta indispensável em vários setores da vida do ser humano.
Se você não tem conhecimento em informática, certamente ficará excluído do novo mundo que se adapta aos poucos a uma era globalizada e de espaços redimensionados.
Para os educadores é impreescindivel a sua utilização como meio de evitar a exclusão digital e proporcionar novas maneiras de aprendizado e pesquisa. Além da  minha paixão pela informática e meu compromisso com a minha formação como pedagoga estes foram os motivos que me levaram ao seminário.
Encurtando o assunto, vou colocar aqui um dos temas muito interessante  e que poderá ser pesquisado por quem se interessar.


O primeiro é sobre "Imigrante Digital e Nativo Digital" que são termos criados por Marc Prensky Com o título "NATIVOS DIGITAIS: NOVA CONFIGURAÇÃO PSÍQUICA" com as palestrantes  Profa. Dra Eloiza da Silva gomes de Oliveira (UERJ) e Profa. Dra Rosane Abreu (PUC-RJ).
Elas abordaram a importância de se entender essa nova geração de  alunos que nasceram dentro das novas tecnologias e que possuem características específicas que devem ser entendidas pelos professores, que muitas vezes são "imigrantes digitais", ou seja, usam mais práticas físicas do que virtuais, e por este motivo há um distanciamento entre entre nativos e imigrantes. O sentido de se entender estes conceitos está em justamente diminuir esta distância.

Estou entrando em contato com os professores responsáveis pelas palestras pra ver se consigo os slides pra colocar aqui  no blog.   Enquanto isso, fiz uma pequena pesquisa na net relativa a esse assunto:


"As gerações nascidas nas últimas décadas cresceram com a internet, videogames, Cds, ví­deos, celulares, etc. Estas tecnologias já estavam aqui quando eles nasceram e por eles foram incorporadas com naturalidade, da mesma forma como o fizeram as gerações anteriores com os carros e TVs. Este fato implica, não somente que esta geração tenha total familiaridade com as tecnologias digitais, “daí­ a denominação nativos digitais” como também, baseando-se em estudos das neurociências, sua forma de pensar, e mesmo a estrutura fí­sica de seu cérebro, é diferente das dos imigrantes digitais, que aprenderam e se formaram num mundo analógico e para os quais o mundo digital supõe um processo de imersão nas tecnologias que, no melhor dos casos, lhes parecem estranhas."






Queridos amigos, ficou curioso pra saber se você é imigrante ou nativo digital?


No slide possui um link para um quiz que a revista Época está oferecendo pra você tirar essa dúvida ou acesse o link abaixo.




Fique a vontade para postar o resultado nos comentários, gostaria muito que vocês compartilhassem comigo ok?


Em breve volto para  falar mais sobre o seminário.



Abraços



Flávia

5 comentários:

Vania A Brito Queiroz 22 de outubro de 2009 às 17:38  

Oi Flávia!!
Adorei sua visita, estou aqui para retribuir e conhecer seu blog.Também adorei o seu tema. Aproveito para agradecer pelas dicas deixadas no fórum.
Beijo

Débora Ferreira Caetano 6 de dezembro de 2009 às 10:37  

Oi Flávia,
gostei muito do seu blog.
abçs

Flávia Capistrano 6 de dezembro de 2009 às 15:44  

Oi Debora!
Seja bem-vinda!
Abçs

Nice de Castro 28 de março de 2011 às 10:30  

Olá Flávia!
Gostei muito do seu blog. É ótimo para educar compartilhar sua itinerância inclusive dando dicas, como você faz.
Parabéns!

Flávia Capistrano 29 de março de 2011 às 18:53  

Obrigada Nice! Volte sempre!

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook