Olá Amigos!
Aqui estou eu novamente pra contar sobre o estágio, dessa vez para falar sobre as Atividades.
A professora está trabalhando com as crianças sobre folclore, e quando cheguei na sala de aula ela estava falando sobre Lendas.
Foi lida a história da Iara e a professora dialogou com os alunos fazendo a identificação e contagem das letras do nome da lenda que foi lida: I-A-RA, ela escreveu no quadro negro e perguntou qual era a primeira letra. E comparou, "I" de índio, de igreja...
Um dos alunos disse que o irmão dele tem o nome que começa com a letra "R" (não me lembro agora o nome). Outra menina disse que era "I" de "iscova". A tia Bete escreveu "Escova" no quadro, apontou as letras e perguntou se era igual.
Ela contou as letras junto com as crianças em voz alta, escreveu onúmero 4 no quadro. As crianças fizeram o 4 nas mãos, quatro dedinhos rsrs Algumas crianças disseram que tem 4 anos.
As crianças gostaram muito da história, fizeram perguntas e pediram pra olhar o livrinho, que passou de mão em mão. E eu só na obsevação rsrs
Depois teve outra atividade de contagem com pedrinhas, as crianças tinham que separar cinco pedrinhas do monte. A Tia Bete foi de mesa em mesa verificar se a contagem estava correta, e eu também ajudei. Também teve uma atividade de contagem no caderno.
Em fim, hora do almoço!
Todos pro refeitório, a maioria almoça, alguns poucos não participam.
A maior parte das crianças são de condições econômicas baixa, percebi que a rotina dos trabalhos desenvolvidos pela professora são bem fragmentados por causa das paradas para o almoço e lanche.
É mais ou menos assim:
13 horas - Entrada
14 horas - Almoço
15:30 - Lanche
16:50 - Saída
Depois do almoço as crianças engatinharam no chão do pátio, a professora disse que elas deveriam brincar na grama, mas o portão que dá acesso à rua estava aberto, então foram todos pra sala de aula.
Confesso que fiquei um pouco chocada por eles ficarem se esfregando no chão sujo onde todo mundo pisa. Eu sempre me coloco na situação vivenciando o fato. Eu não gostaria que minhas filhas se esfregassem no chão sujo! Mas depois fiquei pensando, qual outra opção as crianças teriam para estravazar toda sua energia, já que a escola não tinha parquinho nem outro ambiente destinado a EI que não fosse a sala de aula?
Isso eu achei muito triste...
Hoje vou parar por aqui ok?
Um beijo e até breve!
Flávia
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!