No dia 20/10 realizei a 1ª docência compartilhada que faz parte do estágio em educação infantil do curso de pedagogia. Eu teria que confeccionar um plano de aula com base em minhas observações durante o estágio e que estivesse de acordo com o plano de curso da educação infantil. A professora Elisabete acompanhou e avaliou a minha docência, atribuindo nota a realização.
O tema escolhido para a aula foi: Blocos Lógicos - Figuras Geométricas e Manipulação do Material Concreto.O tema figuras gemoétricas constava do plano de curso, então aproveitei para elaborar uma aula que, além de trabalhar o tema, também contemplasse a ludicidade, criatividade entre outros.
A pesquisa foi fundamental para que eu realizasse essa docência, e também busquei informações com a minha tutora de matemática e aproveitei a minha participação no seminário 3, uma das disciplinas do meu curso de pedagogia.
É claro que eu não pude deixar de registrar tudo com minha máquina fotográfica digital, que aliás as crianças adoram!
Vou colocar aqui para vocês algumas fotos e a descrição das atividades. Espero que gostem!
As crianças farão a manipulação dos blocos lógicos livremente para reconhecimento do material concreto, enquanto o professor observa sem fazer interferências.
Figuras no centro da mesa:
Por cor: Todas as azuis no centro da mesa
Todas as amarelas no centro da mesa ...
Por tamanho: Todas as grandes no centro da mesa
Todas as pequenas no centro da mesa
Por forma: Todos os círculos no centro da mesa
Todos os quadrados no centro da mesa...
Por espessura: Todos os grossos no centro da mesa
Todos os finos no centro da mesa.
* Pra atividade ficar mais divertida, afinal são 30 aluninhos, levei tampinhas de garrafa para complementar a atividade de identificação das cores :-)
Teve uma das atividades que não foi registrada por fotos, pois ficamos tão envolvidas (eu, tia Bete e as crianças) que esquecemos de registrar com fotos, uma pena! Essa atividade foi a do "Salta Poças" que eu extrai de uma apostila e adaptei com uma história que eu mesma criei.
As crianças ficaram encantadas, pois queriam ser princesas e principes da história e pegar uma estrelinha. Segue abaixo a descrição desta atividade:
Salta Poças
Primeiro será contada uma história: Era uma vez um feiticeiro, ele era muito mau. Ele havia roubado todas as estrelas do céu e colocado em uma caixa. Ele atravessou a “Floresta Colorida” e colocou a caixa com as estrelas no “vale do mal”.
Quando ele passou pela floresta deixou várias “poças”(blocos geométricos espalhados) no chão. Para quebrar o feitiço e trazer as estrelas de volta, uma princesa ou um príncipe de coragem deve atravessar a floresta saltando as poças e falando as palavras mágicas “amarelo”, “azul”, “vermelho” que são as cores das poças.O príncipe ou a princesa deverá abrir a caixa e pegar uma estrela e voltar.
Estas estrelinhas foram confeccionadas em papel cartão e papel laminado.
Uma trabalheira, trinta estrelinhas, mas valeu a pena rsrs!
Dominó com Blocos Lógicos
Pelo menos 1 atributo semelhante: cor, forma, espessura, tamanho
1ª rodada
Na primeira rodada demos uma colher de chá, uma ajudinha pra eles com algumas pistas
Na 2ª rodada ficamos impressionadas, eles foram um a um colocando as peças com grande autonomia. Muito Legal!
Atividade de criação de desenhos com formas geométricas de cartolina
Houve também outras atividades que não fotografei, mas que vou deixar aqui para quem desejar utilizar com a sua turma.
A história do pirata
SEU MESTRE CHAMOU
As crianças devem sentar-se em círculo. A professora distribui uma peça para cada criança e fica no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o centro os que tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm para o centro os que tiverem quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar sentados no centro, até o começo de uma nova rodada”.
Os objetivos do meu plano de aula foram:
• Conhecer fisicamente o material concreto blocos lógicos pela livre manipulação;
• Propiciar a observação das figuras geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
• Identificar os dos atributos de cada peça do material concreto( cor, tamanho, forma, espessura);
• Introduzir operações lógicas como classificação e ordenação;
• Propiciar a interação entre os alunos, o trabalho em grupo, a comunicação, a criatividade e a ludicidade.
A tia Bete me disse que adorou a aula e que vai dar continuidade com as crianças. E eu fiquei super feliz de, além de participar do aprendizado delas, aprender com elas.
Espero que tenham gostado da postagem!
Bjos!
Flávia
5 comentários:
Flávia parabéns pelo blog, adorei as fotos, parece mesmo uma professora.
achei muito criativo,e uma saída para apresentar um trabalho em sala de aula,gostei das idéias.Eu tenho blocos lógicos e vou fazer o mesmo.
queria saber conhecem uma atividade de blocos logicos em relaçao a analise combinatoria- possibilidades ou a construçaõ de casas com blocos logicos.
Oi, Flávia! Vc fez CEDERJ?
Eu estou cursando agora o Estágio em EI e, como vc, tive a ideia de fazer a aula com blocos lógicos depois do Seminário 3. Comecei a procurar na internet sites para me inspirar e achei o seu. Adorei a atividade das estrelinhas! Estou muito disposta a trabalhar com esse material também, resta saber se eu vou encontrá-lo para comprar. Obrigada pela inspiração. ;)
Oi Giulia!
Respondi seu comentário no seu blog.
Bjs
Postar um comentário
Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!