Quando o Professor Sergio me passou a informação por e-mail sobre o seminário, não pensei duas vezes em aceitar. A informática sempre me encantou, e está se tornando ferramenta indispensável em vários setores da vida do ser humano.
Se você não tem conhecimento em informática, certamente ficará excluído do novo mundo que se adapta aos poucos a uma era globalizada e de espaços redimensionados.
Para os educadores é impreescindivel a sua utilização como meio de evitar a exclusão digital e proporcionar novas maneiras de aprendizado e pesquisa. Além da minha paixão pela informática e meu compromisso com a minha formação como pedagoga estes foram os motivos que me levaram ao seminário.
Encurtando o assunto, vou colocar aqui um dos temas muito interessante e que poderá ser pesquisado por quem se interessar.
O primeiro é sobre "Imigrante Digital e Nativo Digital" que são termos criados por Marc Prensky Com o título "NATIVOS DIGITAIS: NOVA CONFIGURAÇÃO PSÍQUICA" com as palestrantes Profa. Dra Eloiza da Silva gomes de Oliveira (UERJ) e Profa. Dra Rosane Abreu (PUC-RJ).
Elas abordaram a importância de se entender essa nova geração de alunos que nasceram dentro das novas tecnologias e que possuem características específicas que devem ser entendidas pelos professores, que muitas vezes são "imigrantes digitais", ou seja, usam mais práticas físicas do que virtuais, e por este motivo há um distanciamento entre entre nativos e imigrantes. O sentido de se entender estes conceitos está em justamente diminuir esta distância.
Estou entrando em contato com os professores responsáveis pelas palestras pra ver se consigo os slides pra colocar aqui no blog. Enquanto isso, fiz uma pequena pesquisa na net relativa a esse assunto:
"As gerações nascidas nas últimas décadas cresceram com a internet, videogames, Cds, vídeos, celulares, etc. Estas tecnologias já estavam aqui quando eles nasceram e por eles foram incorporadas com naturalidade, da mesma forma como o fizeram as gerações anteriores com os carros e TVs. Este fato implica, não somente que esta geração tenha total familiaridade com as tecnologias digitais, “daí a denominação nativos digitais” como também, baseando-se em estudos das neurociências, sua forma de pensar, e mesmo a estrutura física de seu cérebro, é diferente das dos imigrantes digitais, que aprenderam e se formaram num mundo analógico e para os quais o mundo digital supõe um processo de imersão nas tecnologias que, no melhor dos casos, lhes parecem estranhas."
Queridos amigos, ficou curioso pra saber se você é imigrante ou nativo digital?
No slide possui um link para um quiz que a revista Época está oferecendo pra você tirar essa dúvida ou acesse o link abaixo.
Fique a vontade para postar o resultado nos comentários, gostaria muito que vocês compartilhassem comigo ok?
Em breve volto para falar mais sobre o seminário.
Abraços
Flávia
5 comentários:
Oi Flávia!!
Adorei sua visita, estou aqui para retribuir e conhecer seu blog.Também adorei o seu tema. Aproveito para agradecer pelas dicas deixadas no fórum.
Beijo
Oi Flávia,
gostei muito do seu blog.
abçs
Oi Debora!
Seja bem-vinda!
Abçs
Olá Flávia!
Gostei muito do seu blog. É ótimo para educar compartilhar sua itinerância inclusive dando dicas, como você faz.
Parabéns!
Obrigada Nice! Volte sempre!
Postar um comentário
Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!