A questão do Verbo Chispar



O que certos professores pensam quando estão elaborando uma prova pra avaliar seu aluno?

Olha a maldade quando o professor quer "ferrar" o aluno na prova:

"Ao sol chispa a areia doirada" Qual é a transitividade do verbo chispar? 

Pela frase se vê que é uma obra literária, pois os termos não são de usos habituais ou atuais em nossa língua, ou seja, arcaísmo. Passar isso em sala de aula como conhecimento adicional para preparar o aluno ok! Mas colocar isso na prova, pra aferir conhecimento do aluno...

Será que não tinha um outro verbo, de uso habitual, que o professor pudesse usar para aferir o conhecimento e preparar o aluno?

É por isso que acredito não na avaliação a critério do professor, mas em várias etapas de avaliação para se chegar ao rendimento do aluno.

Esta questão foi colocada em uma prova de língua portuguesa do ensino médio, como eu disse acima, para mim, pura maldade desnecessária. Espero que a nova geração de professores, que estuda sobre as relações de poder e sua interferência na avaliação possam cuidar melhor dessa questão, abordando a realidade do aluno, contextualizando e não em questões isoladas, puramente sem sentido para eles.








0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!

Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook