Docência Compartilhada 1 - Blocos Lógicos Geométricos

No dia 20/10 realizei a 1ª docência compartilhada que faz parte do estágio em educação infantil do curso de pedagogia. Eu teria que confeccionar um plano de aula com base em minhas observações durante o estágio e que estivesse de acordo com o plano de curso da educação infantil. A professora Elisabete acompanhou e avaliou a minha docência, atribuindo nota a realização.
O tema escolhido para a aula foi: Blocos Lógicos - Figuras Geométricas e Manipulação do Material Concreto.O tema figuras gemoétricas constava do plano de curso, então aproveitei para elaborar uma aula que, além de trabalhar  o tema, também contemplasse a ludicidade, criatividade entre outros.
A pesquisa foi fundamental para que eu realizasse essa docência, e também busquei informações com a minha tutora  de matemática e aproveitei a minha participação no seminário 3, uma das disciplinas do meu curso de pedagogia.

É claro que eu não pude deixar de registrar tudo com minha máquina fotográfica digital, que aliás as crianças adoram!

Vou colocar aqui para vocês algumas fotos e a descrição das atividades. Espero que gostem!


As crianças farão a manipulação dos blocos lógicos livremente para reconhecimento do material concreto, enquanto o professor observa sem fazer interferências.





Figuras no centro da mesa:

Por cor: Todas as azuis no centro da mesa
Todas as amarelas no centro da mesa ...


Por tamanho: Todas as grandes no centro da mesa
Todas as pequenas no centro da mesa


Por forma: Todos os círculos no centro da mesa
Todos os quadrados no centro da mesa...




Por espessura: Todos os grossos no centro da mesa
Todos os finos no centro da mesa.

* Pra atividade ficar  mais divertida, afinal são 30 aluninhos, levei tampinhas de garrafa para complementar a atividade de identificação das cores   :-)



 

Teve uma das atividades que não foi registrada por fotos, pois ficamos tão envolvidas (eu, tia Bete e as crianças) que esquecemos de registrar com fotos, uma pena!  Essa atividade foi a do "Salta Poças" que eu extrai de uma apostila e adaptei com uma história que eu mesma criei.
As crianças ficaram encantadas, pois queriam ser princesas e  principes da história e pegar uma estrelinha. Segue abaixo a descrição desta atividade:


Salta Poças

Primeiro será contada uma história: Era uma vez um feiticeiro, ele era muito mau. Ele havia roubado todas as estrelas do céu e colocado em uma caixa. Ele atravessou a “Floresta Colorida” e colocou a caixa com as estrelas no “vale do mal”.
Quando ele passou pela floresta deixou várias “poças”(blocos geométricos espalhados) no chão. Para quebrar o feitiço e trazer as estrelas de volta, uma princesa ou um príncipe de coragem deve atravessar a floresta saltando as poças e falando as palavras mágicas “amarelo”, “azul”, “vermelho” que são as cores das poças.O príncipe ou a princesa deverá abrir a caixa e pegar uma estrela e voltar.


Estas estrelinhas foram confeccionadas em papel cartão e papel laminado. 
Uma trabalheira, trinta estrelinhas, mas valeu a pena rsrs!




Dominó com Blocos  Lógicos  

Pelo menos 1 atributo semelhante: cor, forma, espessura, tamanho

1ª rodada
Na primeira rodada demos uma colher de chá, uma ajudinha pra eles com algumas pistas


Na 2ª rodada ficamos impressionadas, eles foram um a um colocando as peças com grande autonomia. Muito Legal!

Atividade de criação de desenhos com formas geométricas de cartolina






Houve também outras atividades que  não fotografei, mas que  vou deixar aqui para quem desejar utilizar  com a sua turma.



A história do pirata

"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz:"Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão.

SEU MESTRE CHAMOU

As crianças devem sentar-se em círculo. A professora distribui uma peça para cada criança e fica no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o centro os que tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm para o centro os que tiverem quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar sentados no centro, até o começo de uma nova rodada”.

Os objetivos do meu plano de aula foram:

• Conhecer fisicamente o material concreto blocos lógicos pela livre manipulação;
• Propiciar a observação das figuras geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
• Identificar os dos atributos de cada peça do material concreto( cor, tamanho, forma, espessura);
• Introduzir operações lógicas como classificação e ordenação;
• Propiciar a interação entre os alunos, o trabalho em grupo, a comunicação, a criatividade e a ludicidade.

A tia Bete me disse que adorou a aula e que vai dar continuidade com as crianças. E eu fiquei super feliz de, além de participar do aprendizado delas, aprender com elas.

Espero que tenham gostado da postagem!


Bjos!


Flávia

5 comentários:

Fernando 31 de outubro de 2009 09:58  

Flávia parabéns pelo blog, adorei as fotos, parece mesmo uma professora.

jacqueline 31 de março de 2010 17:04  

achei muito criativo,e uma saída para apresentar um trabalho em sala de aula,gostei das idéias.Eu tenho blocos lógicos e vou fazer o mesmo.

daiane morini 1 de dezembro de 2010 14:00  

queria saber conhecem uma atividade de blocos logicos em relaçao a analise combinatoria- possibilidades ou a construçaõ de casas com blocos logicos.

Giulia Ladislau 16 de abril de 2012 13:32  

Oi, Flávia! Vc fez CEDERJ?
Eu estou cursando agora o Estágio em EI e, como vc, tive a ideia de fazer a aula com blocos lógicos depois do Seminário 3. Comecei a procurar na internet sites para me inspirar e achei o seu. Adorei a atividade das estrelinhas! Estou muito disposta a trabalhar com esse material também, resta saber se eu vou encontrá-lo para comprar. Obrigada pela inspiração. ;)

Flávia Capistrano 16 de abril de 2012 17:43  

Oi Giulia!
Respondi seu comentário no seu blog.
Bjs

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!

Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook