Docência Compartilhada 2 - Primavera

Olá!

No dia 21/10/2009 foi o dia da minha 2ª Docência Compartilhada, aula que preparei para falar sobre a  primavera.


Ao entrar na sala de aula, dei boa tarde aos alunos e disse a eles que eu iria contar uma história de uma menina e um menino que parecia muito com eles, que eles iam pra escola todos os dias. Perguntei quem queria ouvir a historinha? Todos disseram “eu”.A partir daí comecei contar a história de “Lia e as flores” da 1ª atividade de forma que pudesse introduzir o tema e estabelecer um dialogo com as crianças, para que elas identificassem semelhanças entre o tema e o cotidiano delas.


Após contação de história, as crianças foram levadas para o jardim da escola, para fazem a investigação procurando bichinhos, folhas e flores. Quando elas acharam bichinhos chamaram a mim e os colegas para verem, houve uma interação entre as crianças, que provocou um bem-estar ao grupo. Motivadas, elas recolheram material para fazer o jardim individual na folha ofício e levaram para a sala de aula.










Distribui em cada mesinha uma folha ofício para cada aluno, em seguida fui passando cola na parte inferior do papel para que eles com a mão salpicassem areia e espalhassem sobre o papel. Depois que todos terminaram, passei cola na parte superior para que eles colassem o material que trouxeram do jardim.


















Iniciamos a montagem do painel “jardim coletivo”. Primeiro eles receberam pedacinhos de papel crepom e foram fazendo bolinhas. Fui passando de mesa em mesa de forma que cada aluno pudesse colar suas bolinhas no painel, dentro da árvore desenhada.












Terminada esta parte da atividade, sentei-me em uma mesa separada, e os alunos vinham um a um até mim, olhavam o painel e procuravam seu nome escrito nele. Foi dada parcial ajuda aos alunos que tinham dificuldades ou trocavam por nome de colegas que tinham letras semelhantes. Quando o aluno encontrava seu nome, era dada a ele uma florzinha feita de forminha de docinho com uma carinha desenhada para que ele colasse próximo ao seu nome.















Eu amei a aula, as crianças e tia Bete também.

Espero que vocês também tenham gostado!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook