Você sabe se a Lua está Crescente ou Minguante, só de olhar pra ela?

Queridos Amigos,
Hoje quando eu vinha de  carro com meu esposo, olhei para o céu e vi a lua minguante, pensei: "Será minguante?!"
Quando  chego em casa, recebi no twitter este artigo interessante do IG educação que veio bem acalhar rsrs e agora repasso a vocês.
Espero que gostem!
 Bjos!
 18/11 - 18:45
Daniel R. Soler
Caríssimo leitor, eu lhe pergunto: nesta foto abaixo, a Lua está na fase Crescente ou na fase Minguante?



Veja a imagem em tamanho grande
Se você for um especialista nas crateras da Lua, só de olhar para aquelas que estão visíveis na foto, saberá a resposta rapidamente. Mas se você não é, eu lhe dou a resposta: nesta foto a Lua está Minguante, e ela foi tirada de um local no hemisfério norte da Terra.
Falar se a Lua está Crescente ou Minguante, numa foto como essa, é algo bem complicado. Mas se a Lua estiver ao vivo no céu, é bem fácil dizer em qual fase que ela está.
Bom, quanto à Lua Cheia ou à Lua Nova é tranquilo, não é mesmo? O aspecto dessas duas fases é inconfundível: na Lua Cheia, vemos um disco completamente iluminado; e na Lua Nova... não vemos nada! Nesta fase a luz do Sol ilumina justamente a metade da Lua que não está virada pra Terra. Mas ainda vamos falar mais sobre essas duas fases logo adiante.
A confusão fica mesmo por conta das fases Crescente e Minguante. Vou dar uma dica, que na maioria das vezes ajuda a "matar" a questão rapidamente. Para observadores no hemisfério sul, vale a "regrinha" de que quando a Lua fica com forma "C", ela está "C"rescente, e que quando está com forma de "D", ela está "D"ecrescente, ou Minguante.
Mas note que isso só vale no hemisfério sul: se você e um amigo que esteja nos EUA, por exemplo, estiverem se falando pelo telefone e estiverem observando a Lua ao mesmo tempo, um dirá que está vendo a Lua como um "C", e o outro como um "D". Isto acontece porque a Terra é redonda, e portanto vocês dois estarão, literalmente, de ponta cabeça um para o outro (pois é... pare pra pensar um pouco a respeito!).
É claro que esta regra não é muito precisa, ate porque dependendo do horário e da posição da Lua, ela pode parecer mais com um "U", ou com uma metade de "m" minúsculo. Mas é importante que você procure estar de frente para o ponto cardeal Norte. Assim como discutimos sobre a visibilidade dos planetas a olho nu, os planetas, o Sol, e a Lua tendem a estar mais próximos do ponto cardeal Norte do que do Sul, para observadores do hemisfério sul. Se você mora numa cidade próxima ao Equador terrestre, aí verá todos esses astros sempre no alto do céu, de maneira que essa "regrinha" do "C" e do "D" realmente não chega a ser lá muito útil.
Mas sabe onde você encontrará a melhor informação pra saber em que fase está a Lua? No seu próprio relógio! Acontece que os horários em que a Lua nasce, se põe, e está no alto do céu estão diretamente relacionados à fase em que ela se encontra.

fonte: IG Educação

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, comentário, perguntas e dúvidas que responderei aqui mesmo assim que puder!
Beijos!


Participe da Enquete!

Para responder a enquete você pode primeiro fazer o quiz da revista Época em:

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm

A relevância desta enquete não está em se é bom ou ruim ser um nativo ou imigrante digital, mas em se procurar entender a participação de professores e alunos nesta realidade a fim de que possam encurtar a distância entre ambos.

Você se considera NATIVO ou IMIGRANTE DIGITAL?

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de pedagogia. Uma pessoa alegre, romântica, sonhadora, determinada que luta por seus objetivos. Que gosta de passear, de ouvir música, andar de bicicleta, que ama a Deus e a família.

Sobre este Blog

O Espaço Pedagógico é um local para interação e troca de saberes sobre a área pedagógica. Aqui também farei a exposição de algumas experiências das oficinas e estágios que eu participar.
Não esqueça de deixar sua contribuição comentando as postagens do blog.

Flávia


SOBRE AS POSTAGENS E IMAGENS DO BLOG

Caros Leitores,

Todas as postagens são de minha autoria, entretanto vocês poderão encontrar trechos de livros e sites onde SEMPRE cito a fonte. Caso seja encontrado alguma postagem sem os devidos créditos, por favor peço que me comuniquem para que eu possa fazê-lo.
Quanto as imagens e fotos, gostaria de esclarecer que todas são com fins puramente educacionais e didáticos, algumas de meu arquivo pessoal. Não há intenção de identificar pessoas, adultos ou crianças, apenas revelar atividades e experiências que possam servir de apoio à área educacional.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição para esclarecimentos.

Obrigada!

Flávia

Seguidores

Facebook